A cozinha pode ser o lugar mais sujo da casa. As bactérias espreitam por toda parte, mesmo onde você menos espera, multiplicando-se rapidamente e causando diversas doenças, de acordo com a comunidade médica Berezhy Sebe (Cuide de si mesmo – ed.).
A microbiologista e candidata às ciências médicas Olena Livinska disse que a limpeza é boa, mas a esterilidade não é realmente benéfica. Além disso, é impossível conseguir.
Quando tentamos desinfetar as superfícies à nossa volta, algumas bactérias desaparecem, mas outras – mais resistentes e possivelmente mais perigosas – regressam sempre.
Portanto, não vale a pena se deixar levar pelos produtos desinfetantes. Em vez disso, água pura ou sabão (se necessário) serão suficientes. Não há necessidade de comprar todos aqueles produtos que prometem “matar todas as bactérias e micróbios”.
O que considerar
Atenção especial deve ser dada às carnes cruas, peixes e ovos – devem ter sempre utensílios e tábuas separados, que devem ser bem lavados com detergente.
Na sua forma bruta, estes produtos podem conter microrganismos potencialmente perigosos, incluindo bactérias fecais. Isso é facilitado pelas condições de obtenção e processamento de carnes, ovos e peixes.
Coloque esses produtos em pratos separados ao preparar os alimentos e, em seguida, lave bem essas tigelas, recipientes, etc. Também não há nenhum sentido especial em lavar a carne antes de cozinhar, pois as bactérias ainda não serão eliminadas dela, em vez disso, elas se espalharão mais nas superfícies.
Perigo de mofo
Os sinais de mofo que vemos nos produtos são partes muito pequenas de um grande micélio que já cresceu no pão, nos vegetais ou em um pote de molho. Cortar a peça afetada não é uma opção porque a parte fúngica do produto mofado é significativamente maior.
Se a geléia estiver “moldada”, todo o frasco deve ser descartado. Isto não é apenas pouco apetitoso, mas também pode ser perigoso, pois algumas cepas de mofo produzem toxinas que podem causar envenenamento.
Troque panos de cozinha com frequência
Dependendo do nível de atividade da nossa cozinha e dos produtos com que lidamos, os panos de cozinha podem ficar sujos em muito pouco tempo.
Todo mundo costuma limpar as mãos em panos de cozinha nem sempre bem lavados, especialmente quando se trata de ovos, carne e peixe. Todas as bactérias permanecem ali, por isso é tão importante lavar as toalhas com frequência.
Seque e troque regularmente as esponjas de cozinha
1 centímetro cúbico de esponja pode conter 7 vezes mais microorganismos do que as pessoas que vivem no planeta.
As esponjas estão sempre molhadas e contêm resíduos de alimentos. Portanto, as esponjas de cozinha devem ser trocadas regularmente (pelo menos uma vez por semana), bem lavadas e, o mais importante, secas: a esponja não deve ficar molhada no fundo da pia.
Limpe a geladeira regularmente
É importante descartar regularmente produtos estragados e estragados, especialmente aqueles que contêm mofo.
A temperatura na geladeira é baixa o suficiente para retardar significativamente a reprodução da maioria dos microorganismos.
Após o descarte dos produtos estragados, eles devem ser limpos para evitar que esporos de mofo estraguem outros produtos.
Especiarias de qualidade de fornecedores confiáveis
As especiarias são frequentemente uma fonte de contaminação microbiológica. Podem conter metais pesados e substâncias estranhas.
Você deve ter cuidado com a origem e a aparência em que são vendidos. Dê preferência aos temperos que passam por pré-tratamento. Isto é especialmente relevante ao adicionar temperos a pratos prontos.