A moqueca vem do estado da Bahia, no nordeste do Brasil, o coração da cultura afro-brasileira e sua rica herança culinária. Construída com os frutos do mar mais frescos que você pode encontrar, a moqueca oferece uma riqueza cremosa e picante com apenas alguns ingredientes centrais.
O prato começa com uma base de alho salteado, cebola, tomate e pimentão. Uma pimenta fresca adiciona calor que permanece suavemente, e o leite de coco dá corpo ao guisado. O azeite de dendê vermelho (azeite de dendê em português) atua como a cola que mantém este prato unido.
Não há substituto para seu característico sabor floral e esfumaçado e seu vibrante brilho laranja. Sirva a moqueca quente, acompanhada de arroz branco cozido no vapor, farofa de pilão (feita com farinha de mandioca torrada em azeite de dendê), pirão (um mingau cremoso feito com farinha de mandioca cozida em caldo de peixe ou carne) e rodelas de limão para um final brilhante.
Passo 1
Use uma tesoura de cozinha para cortar ao longo do comprimento de cada camarão, com profundidade suficiente para expor e remover a veia. Coloque os pedaços de peixe em uma tigela grande e tempere com 1 colher de chá de sal. Esprema o suco de 1 limão e misture bem. Reserve os camarões e o peixe enquanto prepara o molho.
Passo 2
Em um forno holandês grande e raso ou em uma frigideira grande e funda, derreta 2 colheres de sopa de óleo de dendê em fogo médio. Adicione o alho e cozinhe, mexendo, até ficar macio e perfumado, 1 minuto. Adicione a cebola, mexa e cozinhe, mexendo até ficar translúcida, cerca de 2 minutos.
Etapa 3
Aumente o fogo para alto, acrescente os pimentões, os tomates e a pimenta malagueta. Tempere com sal. Cozinhe, mexendo sempre, até que os pimentões estejam amolecidos e qualquer líquido dos tomates comece a evaporar, 4 minutos.
Passo 4
Despeje o leite de coco, mexa e reduza o fogo para médio. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até o líquido engrossar e reduzir a um molho cremoso, cerca de 10 minutos. Prove, ajuste o sal, se necessário, e acrescente 2 colheres de sopa de coentro picado.
Etapa 5
Coloque com cuidado os camarões no molho em uma única camada e cozinhe por 2 minutos. Vire os camarões para cozinhar os outros lados e acrescente o bacalhau. (Descarte todo o suco da tigela.) O peixe ficará parcialmente submerso. Cozinhe até que o peixe esteja macio e cozido, 2 a 3 minutos.
Etapa 6
Retire do fogo, regue com 1 colher de sopa de óleo de dendê restante e polvilhe com as 2 colheres de sopa de coentro picado restantes. Corte o limão restante em fatias. Sirva imediatamente, com arroz cozido no vapor e rodelas de limão para espremer.
DICA
O óleo de dendê, também conhecido como óleo de palma vermelho, está disponível online ou nos mercados da África Ocidental ou do Caribe.