Sendo o quinto maior país do mundo e o sétimo mais populoso, a comida do Brasil é tão vibrante e variada quanto a sua terra e o seu povo. Com quase 8.000 quilômetros de costa, os frutos do mar são uma parte importante da culinária brasileira; a moqueca de ensopado de frutos do mar é um dos pratos mais populares do país. Como em muitos dos países vizinhos, o arroz com feijão também é um dos pratos favoritos no Brasil: a feijoada, o prato nacional do país, é um ensopado de feijão preto carnudo, muitas vezes servido com arroz. Claro, devemos mencionar que o Brasil também tem um coquetel nacional – a caipirinha é feita com a cachaça destilada local. Aqui estão nossas receitas favoritas de comida brasileira.
1. Feijoada
A feijoada, prato nacional do Brasil, é um guisado carregado de feijão preto e carnes de todos os tipos: lombo de porco defumado, bacon e linguiça como o chouriço.
Eric Ripert, chef e coproprietário do famoso Le Bernardin, em Manhattan, aprendeu a fazer esta receita com Maria Auxiliadora Etheve, dona do restaurante Cacau, na cidade litorânea brasileira de Trancoso. Para fazer a base, Etheve sua o alho e a cebola no azeite em uma panela de ferro fundido, depois acrescenta o feijão preto e a água e cozinha até o feijão ficar quase macio. Em seguida, ela coloca todas as carnes e uma pimenta malagueta inteira na panela e cozinha a mistura mais um pouco. Depois de terminar, o ensopado fica tão turvo que é quase escuro como breu e profundamente saboroso. O prato é tradicionalmente servido com rodelas de laranja doce e fresca como acompanhamento e com farinha de mandioca torrada para polvilhar a feijoada, dando substância e crocância.
A mandioca, também chamada de mandioca, é um tubérculo tropical rico em amido. Moída e seca, vira farinha de mandioca – a matéria-prima da tapioca. A farinha de mandioca costuma ser polvilhada sobre a feijoada para engrossá-la e dar substância e crocância.
Ingredientes
- Farinha De Mandioca Torrada
- 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 1 cebola pequena, cortada em fatias muito finas
- 1 ovo grande, batido
- 1 1/2 xícara de farinha de mandioca (ver nota)
- 2 colheres de sopa de salsinha picada finamente
- Sal Kosher
Feijoada
- 2 colheres de sopa de óleo vegetal
- 3 dentes de alho em fatias finas
- 1 cebola grande, finamente picada
- 1 1/2 libra de feijão preto seco, embebido durante a noite e escorrido
- 3 1/2 litros de água
- 1 quilo de linguiça picante fresca, como linguiça
- 3/4 libra de carne seca (carne seca) ou carne enlatada, inteira
- 1 1/2 libra de costeletas de porco defumadas
- 3/4 libra de bacon magro
- 3/4 libra de chouriço, inteiro
- 1 pimenta vermelha seca
- Sal Kosher
Instruções
Faça a Farinha de Mandioca Torrada
Derreta a manteiga em uma frigideira grande. Adicione a cebola e cozinhe em fogo baixo até ficar macia, cerca de 7 minutos. Junte o ovo e cozinhe, mexendo sempre, até ficar seco e quebradiço, cerca de 30 segundos. Adicione a farinha de mandioca e cozinhe em fogo moderado, mexendo de vez em quando, até tostar levemente, cerca de 8 minutos. Junte a salsa e tempere com sal.
Faça a Feijoada
Aqueça o óleo vegetal em uma caçarola grande e pesada. Adicione o alho e a cebola e cozinhe em fogo moderadamente baixo, mexendo de vez em quando, até a cebola amolecer, cerca de 7 minutos. Junte o feijão preto escorrido. Adicione a água à caçarola e deixe ferver em fogo moderadamente alto. Reduza o fogo e cozinhe o feijão por 1 hora, mexendo ocasionalmente. Adicione todas as carnes e a pimenta seca e cozinhe até o feijão ficar macio, cerca de 1 hora a mais.
Retire as carnes da caçarola e corte-as em fatias grossas; descarte todos os ossos. Escolha e descarte a pimenta. Tempere o feijão com sal. Coloque o feijão em tigelas rasas e sirva com as carnes fatiadas. Passe a farinha de mandioca torrada na mesa para polvilhar a feijoada.
avançar
A farinha de mandioca torrada pode ser preparada no início do dia e reaquecida.
A feijoada pode ser refrigerada durante a noite. Reaqueça suavemente.
Emparelhamento sugerido
Combinar feijoada, prato nacional do Brasil, com Malbec, vinho nacional da Argentina, é como uma partida de Copa do Mundo – exceto que ambos os lados vencem. Os Malbecs saborosos da região de San Juan resistem particularmente bem aos sabores defumados e fortes da feijoada.
2. Camarão à Bahia ao Molho de Coco
O rico molho de coco deste prato rústico de frutos do mar é típico das receitas do estado tropical litorâneo da Bahia, no Brasil.
Ingredientes
- 2 libras de camarão grande, descascado e limpo, com as caudas deixadas
- 3 dentes de alho picados
- Suco de 1 limão
- Sal Kosher
- 2 colheres de sopa de óleo de urucum ou óleo de milho
- 1 cebola pequena picada
- 6 cebolinhas, partes brancas e verdes claras, picadas
- 1/2 pimentão vermelho médio picado
- 1/2 pimentão verde médio picado
- 6 tomates ameixa picados
- 1/4 xícara de molho de tomate
- 1/2 xícara de leite de coco sem açúcar
- 1 Scotch bonnet ou habanero chile, cortado ao meio e semeado
- 1 colher de sopa de folhas e caules de coentro picados
- Fatias de limão, para servir
Instruções
Em uma tigela grande, misture o camarão com o alho, o suco de limão e 1 colher de chá de sal. Deixe marinar em temperatura ambiente por 30 minutos.
Em uma frigideira grande, aqueça o óleo de urucum até brilhar. Adicione a cebola, a cebolinha e os pimentões vermelhos e verdes e cozinhe em fogo moderadamente alto, mexendo até ficar macio, cerca de 4 minutos. Adicione o tomate picado e cozinhe até ficar macio, cerca de 5 minutos. Reduza o fogo para moderadamente baixo e adicione o molho de tomate, o leite de coco, a pimenta malagueta e 1 colher de chá de sal. Cozinhe até que o molho seja reduzido em um quarto, cerca de 10 minutos. Aumente o fogo para moderadamente alto. Adicione o camarão e cozinhe, mexendo, até ficar rosado e opaco, cerca de 5 minutos. Transfira para uma travessa e descarte a pimenta. Polvilhe com o coentro e sirva com rodelas de limão.
Emparelhamento sugerido
Para complementar o molho aqui, procure um branco frutado, levemente picante e aromático, como um Torrontés argentino.
3. Arroz Negro Brasileiro
Este prato do chef do hotel Uxua, Aladim Alves, tem suas raízes na década de 1970, quando as praias de Trancoso, no Brasil, eram um destino hippie favorito. Combina frutos do mar baianos de sabor rico com arroz preto integral saudável.
Ingredientes
- 2 1/2 xícaras de água
- 1 xícara de arroz preto (ver nota)
- 1 cebola pequena, cortada em cubos finos
- 1 dente de alho grande picado
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- Sal e pimenta moída na hora
- 2 1/2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
- 3/4 libra de camarão médio, descascado e limpo
- 1 colher de chá de alecrim picado
- 3/4 libra de lulas pequenas limpas, corpos cortados transversalmente com 1/4 de polegada de espessura
- 1/3 xícara de vinho branco seco
- 1/2 xícara de molho de tomate
Instruções
Em uma panela, leve a água para ferver junto com o arroz. Cubra e cozinhe em fogo moderadamente baixo até ficar macio, 45 minutos.
Em uma frigideira média, refogue a cebola e o alho na manteiga em fogo moderado até ficarem macios. Junte o arroz, tempere com sal e pimenta, tampe e mantenha aquecido.
Em uma frigideira grande, aqueça 1 colher de sopa de azeite. Adicione o camarão e 1/2 colher de chá de alecrim; Tempere com sal e pimenta. Cozinhe em fogo moderado, virando uma vez, até ficar totalmente branco; transfira para um prato.
Adicione 1 colher de sopa de óleo à frigideira; aumente o calor para moderadamente alto. Adicione metade da lula e 1/4 colher de chá de alecrim; Tempere com sal e pimenta. Cozinhe, virando uma vez, até a lula ficar firme, 1 minuto; transferir para o prato. Repita com as lulas restantes, 1/2 colher de sopa de óleo e 1/4 colher de chá de alecrim.
Adicione o vinho à frigideira e cozinhe por 1 minuto, raspando os pedacinhos dourados do fundo. Junte o molho de tomate e os frutos do mar; cozinhe apenas até aquecer. Tempere com sal e pimenta. Coloque o arroz em pratos, cubra com os frutos do mar e o molho e sirva imediatamente.
Emparelhamento sugerido
Rosé espanhol ousado e rico em frutos silvestres.